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O evento será realizado de forma Híbrido, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2025, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ. Não Fique de fora!
O 22º Rio de transportes acontecerá nos dias 04 e 05 de dezembro de 2025.
O evento será realizado de forma Híbrida, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2025, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Saiba MAIS sobre o local da realização do 22º RDT.
O Museu do Amanhã não conta com estacionamento próprio, mas existem estacionamentos particulares na região. O mais próximo fica no edifício RB1 (Av. Rio Branco, 1), a cerca de 100m da entrada do Museu.
O congressista de Niterói, Ilha do Governador e Paquetá pode usar a barca até a Praça XV. De lá até o Museu do Amanhã há a opção de caminhada (cerca de 20 minutos) ou ônibus (cerca de 20 linhas ligam a Praça XV à Praça Mauá).
Existem bicicletários na Praça Mauá que somam 120 vagas para ciclistas.
Consulte o site Vá de Ônibus para saber qual a melhor opção de linha para visitar o Museu.
Da Central do Brasil, pegar o VLT Linha 3 Amarela - sentido Santos Dumont; fazer transferência na Estação Cinelândia com a Linha Azul e pegar o VLT sentido Terminal Gentileza ou caminhar cerca de 25 minutos.
A partir da Estação Uruguaiana, há duas opções de caminho a pé:
Para chegar de VLT, pegue uma composição da linha 1 (azul) - sentido aeroporto Santos Dumont ou sentido Terminal Gentileza – e desça na "Parada dos Museus". A estação fica cerca 200 metros de distância do Museu do Amanhã. Visualize o mapa das paradas.
O aeroporto mais próximo do Museu do Amanhã é o Santos Dumont, a cerca de 3,5km de distância. Endereço do Aeroporto Santos Dumont: Praça Senador Salgado Filho, s/n° - Rio de Janeiro, RJ.
O Programa de Engenharia de Transportes (PET) foi criado em 1979 e tem enfoque interdisciplinar. Em virtude da acentuada integração com órgãos governamentais, empresas e organizações da sociedade civil, forma recursos humanos capazes de responder a variadas demandas envolvendo a movimentação de pessoas e de cargas.
Além da capacitação para a área acadêmica e de pesquisa científica e tecnológica, seus alunos encontram oportunidades de trabalho em atividades de gestão de transportes em órgãos públicos e em empresas dos setores comercial e industrial. O PET atua ainda, com outros programas da COPPE, nas áreas interdisciplinares.
O programa é Conceito 6 na CAPES e atualmente possui quatro linhas de pesquisa (Cidades e Mobilidade; Gestão e Operação de Transportes; Logística; e Transporte Sustentável) todas alinhadas à única área de pesquisa que é Engenharia de Transportes. Seus professores, de reconhecida competência nacional e internacional, são distribuídos nessas linhas para melhor atender à demanda.
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Fundada em 1963 pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, foi de grande relevância no processo de criação da pós-graduação no Brasil e ao longo de mais de cinco décadas formou, até 2022, 18.377 mestres e doutores nos seus 13 Programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado). Apoiada em três pilares – excelência acadêmica, dedicação exclusiva de professores e aproximação com a sociedade – a COPPE é um centro produtor e irradiador de conhecimento, de profissionais qualificados e de métodos de ensino. Seus padrões de qualidade no ensino, na pesquisa e na interação com a sociedade vêm sendo adotados como modelos em universidades e institutos de pesquisa em todo o país.
É a instituição brasileira de engenharia com o maior número de notas máximas concedidas pela Capes a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Dez dos seus treze cursos de mestrado e de doutorado foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7).
A COPPE forma anualmente mais de 500 mestres e doutores. Seus alunos são preparados para lidar com temas de fronteira do conhecimento sem perder o contato com a realidade e as demandas da sociedade.