No dia 05 de dezembro, às 08h45, o 22º Congresso Rio de Transportes recebe a mesa redonda “Motivações e Racionalidades na Escolha pela Motocicleta como Meio de Transporte Individual na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, um debate essencial para compreender os fatores que impulsionam o crescimento do uso da motocicleta no contexto urbano e metropolitano.
A atividade contará com palestra de Marina Leite, pesquisadora da COPPE/UFRJ, que apresentará análises sobre os aspectos sociais, econômicos e comportamentais que influenciam a decisão pelo modal motocicleta, um transporte que combina agilidade, baixo custo e alta capilaridade, mas que também está associado a desafios significativos de segurança viária e planejamento urbano.
Para enriquecer o debate, integram o painel Flávio Cunto, professor titular da UFC e presidente da ANPET, referência nacional em pesquisas sobre mobilidade e segurança no trânsito; Eunice Horácio, gerente de Mobilidade Urbana da SEMOVE, trazendo a visão do poder público sobre políticas e estratégias para o modal e Raphael Salgado, Presidente do Detro-RJ.
A mediação será conduzida por Glaydston Mattos Ribeiro, da COPPE/UFRJ, especialista em transportes e habitual colaborador do RDT, garantindo uma condução dinâmica e articulada do diálogo entre pesquisa, gestão e prática.
A mesa redonda integra a programação técnica do congresso e busca fomentar reflexões sobre o crescimento do uso da motocicleta na Região Metropolitana, seus impactos para a mobilidade urbana e os caminhos possíveis para políticas que conciliem segurança, eficiência e inclusão.



